Artigos

Como usar a tecnologia para otimizar a capacitação dos colaboradores

Share Button

Por Janaína Wille de Assunção*

Valorizar o ser humano, capacitar e oferecer as melhores práticas para uma evolução pessoal e profissional são atitudes cada vez mais importantes para a formação dos profissionais  e devem fazer parte da cultura de uma empresa preocupada com o desenvolvimento sustentável de seu ativo intelectual para gerar impactos positivos nos resultados.

Pesquisas de mercado evidenciam os benefícios da gestão de pessoas com real oferta de crescimento profissional e plano de carreira. Vivenciar isso é enriquecedor. Em minha experiência na Atlantic, acompanho diretamente o impacto dos treinamentos, cursos e workshops oferecidos a colaboradores, propiciando, além do desenvolvimento, melhoria no clima organizacional, aumento do engajamento, sentimento de pertencer e valorização.

Recentemente, diante da oportunidade de incrementar o sistema de gerenciamento de treinamentos mediante o cenário tecnológico atual, implantamos a Academia Atlantic, um aplicativo no qual os colaboradores têm acesso a diferentes tipos de treinamento baseado em Trilhas de Conhecimento (Técnico, Comportamental, Liderança e Qualidade de vida), desenvolvido em parceria com uma empresa especializada em tecnologia e gestão. A plataforma, acessível em sistemas Android e IOS, disponibiliza capacitação de forma simples, fácil e rápida.

A Academia Atlantic oferece semanalmente uma atualização no canal chamado Pílulas do Conhecimento, no qual são disparadas dicas sobre carreira, gestão, qualidade de vida, entre outros conceitos de Rapid Learning.

A plataforma foi implantada em março de 2016 e já é visível a resposta positiva, pois 98% dos colaboradores baixaram o aplicativo em seus dispositivos e iniciaram o aprendizado em diferentes cursos. A ideia é que cada colaborador aprimore suas capacidades de forma mais dinâmica, pois os cursos são desenvolvidos de forma a proporcionar interação com o usuário, criando um vínculo de aprendizado imediato e, em sequência, avaliando a aderência do colaborador ao tema treinado.

Ao RH, proporciona informações rápidas de controle gerencial e a área deixa de ser o protagonista no treinamento. O colaborador assume esse papel e responsabilidade já que a ferramenta fica disponível 24 horas, sete dias por semana, no desktop e celular.

Neste primeiro momento, o foco dos treinamentos está nas trilhas de conhecimento: Técnico, Comportamental, Qualidade de Vida e Liderança. Mensalmente, lançamos o módulo Desafio do Mês, que estimula um mínimo treinamento para aquele colaborador no período. O funcionário pode, então, complementar o desafio lançado pela empresa com outros treinamentos disponíveis, definindo o tema de acordo com as competências que quer desenvolver.

Além de estimular a capacitação, seja pela expectativa de retenção de profissionais, motivação e desenvolvimento dos colaboradores, a Academia Atlantic está alinhada às melhores ferramentas de gestão de RH e do objetivo do modelo de Governança Corporativa da Atlantic, que busca as melhores práticas de gestão em todos os níveis da empresa.

Janaina Assunção - Atlantic - 2017_br

*Janaína Wille de Assunção é gerente de RH e Administração da Atlantic Energias Renováveis

Posted in: