Artigos

Estar presente

Share Button

Por Alvaro Fernando*

Essa habilidade da comunicação é aquela que geralmente as pessoas acham que já têm, mas é uma das mais desafiadoras. Nos dias de hoje, as pessoas não vivem plenamente o presente; passam o dia aprisionadas na ansiedade em relação ao futuro ou remoendo decisões do passado. Nossa mente funciona como um pêndulo. Ela balança entre o passado e o futuro e passa rapidamente pelo centro. É ali, na posição central, que está o presente.

Quando o pêndulo se move para o futuro, ele promove a ansiedade e a preocupação, e quando se movimenta em direção ao passado, traz culpa e arrependimento. À medida que o pêndulo se move de um lado para o outro, ele passa rapidamente pelo presente; tão rápido que é quase imperceptível. Esse é o motivo que faz com que algumas pessoas nunca prestem atenção ao que estão vivendo. Você liga para os amigos, pergunta como eles estão, e o que eles te dizem, invariavelmente? “Estou na correria.”

Essa é uma correria ineficiente, uma correria a lugar nenhum. Nossa mente fica calculando isso tudo o tempo inteiro e quando ela chega à conclusão que você não terá condições de cumprir todos os compromissos em tempo hábil, fica estressada. Em que momentos você poderia me dizer que está 100% no presente? Quando está envolvido em atividades relacionadas às suas paixões, nos momentos que valem a pena e sempre serão lembrados.

Para entrar num diálogo de forma eficiente você deve estar num estado de consciência semelhante àquele de quando está fazendo o que mais gosta. Manter a mente calma quando for dialogar é o que te faz Estar Presente. Não permita que sua mente tome as rédeas e saia fazendo o que bem entender com seus pensamentos. Exercícios de respiração e a prática da meditação lhe trarão experiências em que você vai viver o presente plenamente. A mente fica mais forte quando relaxa e descansa. O uso excessivo e intermitente traz o enfraquecimento e promove atitudes pouco inteligentes tomadas por uma mente fragilizada.

*Alvaro Fernando é consultor em habilidades conversacionais e em comunicação e persuasão

Posted in: