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Tecnologia, fator primordial para o RH

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Por Juliane Yamaoka*

 O ano de 2017 foi marcado por diversas mudanças na forma de comandar o setor de RH, uma vez que as empresas se deparam cada vez mais com a necessidade de buscar alternativas viáveis e de rápido resultado, porém com orçamento reduzido.

Neste cenário, temos visto os métodos de avaliação de desempenho sendo reformulados constantemente para que os gestores de RH possam gerar feedbacks cada vez mais efetivos, sempre com foco no engajamento dos funcionários.

E para que em 2018 o nível deste engajamento seja ampliado em proporção significativa, a utilização da tecnologia torna-se imprescindível no setor de RH das empresas, a partir de três tendências:

1) Inteligência Artificial
Muito se fala da importância dos dados e o que eles são capazes de fazer pelas empresas, mas a tecnologia ainda é pouco utilizada frente ao que é possível em duas situações: avaliação e sucessão de líderes.

Com a Inteligência Artificial, a avaliação de competências e desempenho acontece em “tempo real”, tornando os benefícios perceptíveis de forma bem mais rápida do que por meio de avaliação feita “manualmente”.

O mesmo se enquadra para os processos de sucessão de líderes, pois a Inteligência Artificial identifica o perfil adequado para um cargo de liderança, com a característica de apresentar bons resultados e, principalmente, saber lidar com pessoas.

2) Treinamentos on-line
O treinamento de funcionários deve deixar de ser visto como “mais um gasto” e passar a ser um investimento. A partir do momento em que o treinamento estiver no topo da lista de prioridades, devido à sua importância para o desenvolvimento profissional da equipe e para ampliar o engajamento, haverá o aperfeiçoamento dos resultados.

A tecnologia também é fundamental neste caso, pois o treinamento on-line é uma forma econômica e eficiente para ampliar a capacitação do funcionário, pois permite que o mesmo organize seu próprio cronograma de aprendizado.

Esse é mais um exemplo de como a tecnologia ajuda o profissional a tornar-se mais envolvido com os valores corporativos e mais disposto a crescer profissionalmente.

3) Planejamento baseado em relatórios on-line
Olhar para todo o trabalho feito e identificar o que deu certo (e errado) são atividades muito importantes no início de cada ano. A tecnologia permite ter um relatório on-line preciso com a exposição de todo o cenário da empresa (incluindo resultados, performance de equipe e comparativos coletivos e individuais com o ano anterior), com respostas para questões importantes do processo de avaliação, tais como:

  • Quais as principais realizações da empresa no ano anterior?
  • Quais são os principais pontos fortes e fracos dos membros da equipe?
  • O que deve ser feito neste ano?

A partir deste diagnóstico feito com uso da tecnologia, é possível identificar os pontos que precisam ser aperfeiçoados para alcançar bons resultados nos negócios e estabelecer as metas profissionais condizentes com a realidade da empresa e dos funcionários.

Juliane Yamaoka_br

*Juliane Yamaoka é gerente da Efix

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