Notícias

Formare supera a marca de 20 mil jovens formados em 2017

Share Button

O Formare, programa da Fundação Iochpe de qualificação profissional para jovens em situação de desvantagem econômica e social, chegou à marca de 20 mil jovens capacitados, 80% deles contratados por empresas.

Outro motivo para comemorar é a parceria com cinco novas empresas – Sequóia, CMOC, FM Logistic, NHV e TE Connectivity – e a abertura de sete unidades, somando 43 parceiros e 67 unidades em 12 municípios brasileiros, além do México.

O programa também começou a colocar em prática uma nova proposta pedagógica colocando os alunos como protagonistas de sua aprendizagem.

Outro destaque no ano foi a parceria com a Siemens. A multinacional alemã com atuação em mais de 200 países nas áreas de eletrificação, automação e digitalização, incluiu o programa Formare em sua estratégia de negócios. A companhia, que atua em parceria com o Formare há seis anos, verificou que há mais ganhos com o desenvolvimento da iniciativa na companhia do que simplesmente qualificar jovens para o mercado de trabalho.

“Conseguimos provar por meio de um estudo de viabilidade econômica (cálculo ROI), que o projeto não é apenas inovador e transformador de realidades. Ele é também estratégico, pois reduz custos de treinamentos e desenvolvimento de colaboradores, de contratação de mão de obra, retenção de talentos e apoio da comunidade à marca. Isso mostra que o novo modelo é uma tendência sustentável a ser seguida pelas empresas que querem colaborar com a transformação da realidade social em países como o Brasil. Modelo este que é estratégico e benéfico para todos”, explica Lucilene Rocha, coordenadora de Projetos Sociais da Siemens Fundação Brasil.

O Formare em números
Unidades: 68 | Empresas parceiras: 43 | Alunos em formação: 1.300 | Educadores voluntários: 4.000 | Cobertura nacional: 48 municípios em 12 estados | 2 unidades no México