Por que se certificar?

Ao conquistar o certificado, o profissional recebe o reconhecimento de possuir competências comportamentais e conhecimento técnico alinhados às demandas das empresas conectadas globalmente com o mundo dos negócios. As certificações foram desenvolvidas para serem aplicadas em diferentes culturas e países. Para tanto, as competências comportamentais avaliadas na prova foram definidas a partir de uma pesquisa feita pela SHRM no mundo inteiro, inclusive com a participação da ABRH-Brasil. Já as questões medem com precisão o conhecimento técnico dos profissionais em temas como Remuneração, Treinamento e Desenvolvimento e Recrutamento e Seleção, entre outros.

SHRM-CP
Certified Professional

Para profissionais de RH envolvidos na implementação de políticas e estratégias, que fazem a interface com os colaboradores e demais partes interessadas, prestam serviços de RH e realizam funções operacionais

SHRM-SCP
Senior Certified Professional

Para profissionais de RH envolvidos com o desenvolvimento de estratégias, influenciadores na comunidade, que analisam métricas de desempenho e alinham estratégias de RH às metas organizacionais

Elegibilidade para o Exame

SHRM-CP – Voltada para profissionais de média gerência de RH
SHRM-SCP – Voltada a executivos de alta gerência de RH

Confira os critérios gerais de elegibilidade e saiba qual prova você está apto a prestar: CLIQUE AQUI!

Sobre a prova

Para elaboração da prova, a SHRM-Society for Human Resource Management conta com uma banca composta de profissionais, majoritariamente RHs corporativos, oriundos de diversas regiões do mundo, detentores de experiência profissional em empresas pequenas, médias, grandes ou multinacionais, dos setores público e privado e de diferentes segmentos de negócios.
A prova para certificação é composta de 160 perguntas, das quais 95 são itens de conhecimento e 65 de avaliação situacional. Os candidatos terão 4 horas para realização do exame e deverão optar por inglês ou espanhol.

 

Janelas de provas

De 01/12/2019 a 15/02/2020 | De 01/05/2020 a 15/07/2020

 

Local da prova

As provas são gerenciadas pela SHRM e realizadas no Brasil através da Prometric, em São Paulo e Brasília (sujeito a mudanças).
Confira no site: www.prometric.com/shrm

 

Recertificação

Como a profissão de RH está em constante evolução, é importante que os profissionais certificados mantenham continuamente atualizados seu conhecimento e suas competências. Para comprovar sua atualização profissional, a cada três anos, os detentores das credenciais SHRM-CP e SHRM-SCP devem se recertificar fazendo uma nova prova ou ainda, obtendo ao longo dos três anos 60 créditos de desenvolvimento profissional (PDC), por meio da comprovação de prática contínua de atividades de desenvolvimento profissional e aprendizado. O valor para manter a certificação é de US$ 100 (cem dólares) para associados à SHRM ou US$ 150 para não associados e, tanto o pagamento quanto o exame, devem ser realizados diretamente no site da SHRM. Saiba mais aqui.