ABRH Brasil

Gestão de pessoas dentro das corporações com excelência

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Brasil completa neste sábado, dia 13 de novembro, 56 anos de atuação no país. Em sua história, trabalhou pelo desenvolvimento da Gestão de Pessoas dentro das corporações, levando informação, fomentando discussões, estimulando a troca de experiências e apresentando tendências mundiais de relações humanas com o trabalho. 

A instituição tem papel atuante desde a sua criação, tanto na promoção de eventos e encontros, como na disseminação das suas mensagens, por meio do seu corpo diretivo. Ao longo destes 56 anos a visão e o entendimento sobre a Gestão de Pessoas evoluiu bastante no país. As empresas deixaram de enxergar a gestão dos seus funcionários como administração de pessoal, e passaram a assimilar que a valorização, educação, cultura e engajamento são aspectos essenciais para o sucesso de uma corporação. A ABRH Brasil também produz pesquisas, estudos, artigos e cases para estimular a reflexão e o desenvolvimento da gestão de pessoas no Brasil. 

“A ABRH Brasil tem um importante papel nesta transformação da área de Recursos Humanos. Nosso trabalho ao longo desses anos foi também mostrar que a Gestão de Pessoas deve estar no C Level das empresas, pois diz respeito ao maior capital de uma companhia, que são os seus colaboradores. Essa visão tem um impacto grande na produtividade e competitividade, além de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas, com consequências na sociedade. É um círculo virtuoso que deve ser valorizado cada vez mais”, acrescenta Paulo Sardinha, presidente da ABRH Brasil.  

A entidade reúne 23 seccionais, desvinculadas juridicamente, que trabalham de maneira independente, mas integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas. 

troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. 

Filiada à WFPMA (World Federation of People Management Associations) e à FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana), a ABRH Brasil é cofundadora e integra a CRHLP (Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa), fundada em 2010.