ABRH Brasil

A cooperação com a Associação Brasileira de Recursos Humanos durará cinco anos e terá o desenvolvimento de um manual sobre boas práticas de saúde corporativa

A Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) aprovou oficialmente o acordo de Cooperação Técnica entre ela e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) para apoio ao Programa Empresa Saudável (PES). Este projeto tem como objetivo promover educação em Saúde Corporativa, empoderando a área de Recursos Humanos por meio da democratização do conhecimento e do uso racional e eficaz dos recursos em saúde. A admissão aconteceu na 581ª Reunião da Diretoria Colegiada (DICOL) da agência, no dia 30 de novembro.

A aprovação oficial da proposta foi sugerida pelo diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes. De acordo com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), o diretor convidou a gerente de Estímulo à Inovação e à Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, para falar sobre os principais objetivos da parceria.  

Cavalcante informou que a cooperação durará cinco anos e que o plano de trabalho é anual. “Não haverá transferência financeira entre ambas as partes e existirão quatro atividades previstas já no primeiro ano de parceria”, afirma. Essas atividades serão: a elaboração de um manual de boas práticas em saúde corporativa e o programa de educação em saúde colaborativa (PES); a promoção do CONARH SAÚDE, evento sobre o tema; e a realização de um seminário para gestores e colaboradores.

De acordo com Paulo Sardinha, presidente da ABRH Brasil, isso demonstra a importância do PES em promover melhores práticas de saúde nas organizações. “Ficamos satisfeitos com o resultado de um processo que durou um ano entre apresentarmos a proposta de apoio e a efetiva assinatura de cooperação”, relata Sardinha. “As empresas são responsáveis por quase 70% dos planos de assistência médica, segundo dados da ANS, demonstrando que ações como a do PES são importantes para o avanço da saúde dos brasileiros”, acrescenta ele.

Além da ANS, o PES é apoiado por outras instituições ligadas à saúde, que são referência em competência, credibilidade e solidez. Elas são: Associação Brasileira de Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS), Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV),      Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Aliança para a Saúde Populacional (ASAP), Federação Brasileira de Saúde Suplementar (FenaSaúde),   Grupo de Recursos Humanos (G3), Great Place To Work (GPTW), Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e Associação Brasileira de Operadora de Planos de Medicamentos (PBMA).

As inscrições estão abertas. As empresas interessadas podem se candidatar no link a seguir: https://abrhbrasil.org.br/pes/#inscrevase

Para participar, é necessário assinar um termo de adesão ao regulamento do programa e responder a um questionário com o perfil de saúde da empresa. É cobrado um valor como taxa de entrada, de acordo com o número de colaboradores da empresa. Associados ABRH têm desconto neste valor.

Benefícios do PES

O programa concede um selo de participação aos participantes. Outra vantagem são as estreças de reconhecimento às empresas engajadas no projeto. É possível ganhar até três estrelas. “Para que isso aconteça, a empresa precisa desenvolver uma política de saúde, um plano estratégico, acompanhar esse plano por meio de indicadores e permitir que a ABRH faça uma avaliação dos resultados”, conta. “Além disso, a companhia inscrita precisa ter pelo menos 75% de participação no programa”.

As empresas participantes também terão como benefício o benchmark de melhores práticas, otimização de recursos e se posicionar como referência na área da saúde e até no seu segmento de atuação. Após um ano, as integrantes terão acesso a uma série de programações técnicas e apoio na política e plano estratégico de saúde da companhia. Adicionalmente, o PES oferece suporte na elaboração dos principais indicadores de gestão de saúde e bem-estar dos funcionários, e avaliação dos resultados através de formulários baseados em questões que mapeiam a saúde da empresa participante e os seus colaboradores.

Sobre a ABRH Brasil

A ABRH Brasil, presidida por Paulo Sardinha, está presente em 21 Estados e no Distrito Federal. As seccionais são desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação. Filiada à WFPMA (World Federation of People Management Associations) e à FIDAGH (Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana), a ABRH Brasil é cofundadora e integra a CRHLP (Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa), fundada em 2010.

Mais informações à Imprensa

Grupo Printer Comunicação

Assessoria de Comunicação – ABRH Brasil

Amanda Caires
(11) 99804-8055
[email protected]

Eduardo Sanches
(11) 99305-3328

[email protected]

Janeiro/2023