Diversidade de talentos aprimora o desenvolvimento organizacional

As características individuais, como personalidade, habilidades, experiência e ideais, são diferenciais para quem se candidata para uma vaga ou quer manter seu posto no mercado de trabalho. A pluralidade de pessoas faz a diferença no ambiente corporativo, tendo papel fundamental no crescimento da empresa. O 42º CONARH, o maior evento sobre Gestão de Pessoas da América Latina e o segundo maior do mundo, destacará em uma de suas palestras a importância da diversidade de talentos nas organizações. O evento acontece de 15 a 18 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Para Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação e palestrante no CONARH 2016, “o crescimento da visibilidade de grupos sociais, aumentou a sensibilidade da população quanto a questões de diversidade. O conceito de missão, visão e valores teve sua importância reforçada nos últimos anos, já que além das empresas, os profissionais também procuram encontrar um perfil adequado para um local de trabalho. Mas, ainda há dificuldade na empatia e construção da cultura da pluralidade pessoal no meio profissional”, afirma.

Uma empresa que promove a diversidade consegue aumentar a produtividade, já que um funcionário que se identifica com os valores de onde trabalha tende a exercer sua função de forma mais eficiente, porque tem orgulho do que faz. O enriquecimento cultural também é necessário para o aprimoramento nas relações pessoais, indivíduos diferentes tem novas formas de se relacionar, comunicar e transmitir ideias para outros públicos que não são alcançados pelo padrão.

Promover a diversidade em uma organização vai além de habilidades profissionais, mas também a personalidade, as ideias, história e fundamentos do funcionário. O conjunto dessas características ajuda tanto na contratação quanto na permanência dos colaboradores em seu posto de trabalho.

Diferentes ideias também ajudam a empresa a crescer. Aprender a entender críticas e sugestões faz com que a empresa se empenhe cada vez mais na adaptação de constantes transformações do mercado.

“O papel da empresa é buscar o que é essencial no candidato que ela precisa, e para isso, deve deixar de lado preconceitos empresariais para se trabalhar em investimento no potencial do funcionário e desenvolvimento da carreira”, diz Bulgarelli.

O despreparo do RH é apontado por Bulgarelli como a principal causa para a dificuldade na contratação e permanência de novos talentos. A orientação para que se construa uma cultura diversificada nos ambientes corporativos é a alteração nos processos de gestão e recrutamento, evitando perguntas desrespeitosas, exigências de padrão estético e físico e a valorização do conceito humanitário.

CONARH 2016
Com a colaboração de Wagner Brunini, diretor da Brunini Consultoria em RH e vice-presidente Financeiro da ABRH-Brasil, Bulgarelli apresentará no 42º CONARH como a diversidade de talentos pode ser um diferencial significativo para as empresas. Com as recentes necessidades de adaptação ao mercado, os diferentes tipos de habilidades, personalidade e a capacitação são necessários para fazer a diferença no enriquecimento cultural do ambiente empresarial.

Local: Transamerica Expo Center – Espaço Corners
Endereço: R. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – São Paulo

Diversidade de Talentos como diferencial significativo
Reinaldo Bulgarelli e Wagner Brunini
Data: 17 de agosto
Horário: 12h às 12h30.

A ABRH conta com 22 seccionais desvinculadas juridicamente e independentes, integradas na missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, além de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes à sua área de atuação.

Filiada à WFPMA – World Federationof People Management Associations e à FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana, a ABRH-Brasil é cofundadora e integra a CRHLP – Confederação dos Profissionais de Recursos Humanos dos Países de Língua Portuguesa, fundada em 2010.