Sala de Imprensa

Os benefícios de uma certificação para o profissional de RH

Share Button

Confira o artigo de Salete Beltrão, diretora de Certificação da ABRH-Brasil

Em um mercado extremamente competitivo, as empresas valorizam os profissionais que se mantêm atualizados, engajados e em sintonia com a missão, visão e valores da organização na qual atuam. Neste contexto, a tarefa árdua de atrair e reter talentos para se diferenciar no mercado tem contribuído para os profissionais de RH desempenharem um papel mais estratégico, estimulando o quadro de funcionários a sair da zona de conforto e estar cada vez mais preparado para superar desafios, atingir as metas e obter resultados de sucesso.

O profissional também deve estar muito consciente da importância de ser o protagonista de sua própria carreira e buscar caminhos para manter-se conectado com a empresa onde trabalha. Esses direcionamentos são essenciais para valorizar e aprimorar seu conhecimento, encontrar novas formas de aplicá-lo no dia a dia e garantir a sua empregabilidade.

Nesse cenário, para aprofundar-se e ampliar seu conhecimento em Recursos Humanos, um excelente caminho é obter a certificação internacional SHRM (Society for Human Resource Management). No País, é prática da ABRH-Brasil aplicar desde 2017 um curso preparatório para a prova de certificação, que ao longo desses anos foi ganhando importância e começa a ser reconhecida também em âmbito nacional.

A Certificação SHRM consiste em uma certificação de grande visibilidade e relevância para o currículo, pois atesta o profissional em temas técnicos, como Tendências e Desenvolvimento, Liderança, Remuneração, entre outros, e também em suas competências comportamentais.

Ainda há poucos brasileiros com essa certificação, que agrega muitos benefícios à sua carreira. O primeiro deles que merece destaque é reconhecer globalmente o profissional como expert em RH, além de valorizá-lo por conhecer e ter habilidade de implantar as melhores práticas da área, diferenciando-se no mercado de trabalho.

Outro diferencial é que o processo para a obtenção da certificação internacional SHRM é bem exigente e complexo, permitindo que os profissionais estejam nivelados. Com isso, se tornam ainda mais preparados para contribuir com a organização para lidar com o seu bem mais valioso e complexo, as pessoas.

Durante o período do curso, de aproximadamente quatro meses, os participantes têm o apoio do corpo docente, com ensino interativo, troca de experiência e a possibilidade de conhecer as melhores práticas globais das empresas, nacionais e internacionais.

A próxima turma inicia em 18 de março e encerra em 24 de junho. O ambiente é totalmente online, ao vivo, com aulas gravadas para assistir posteriormente. Este é um investimento válido e que muito tem agregar para os profissionais e organizações.

Posted in: