Artigos

Uma mudança de carreira deveria estar nos seus planos?

Share Button

Por Pablo Aversa*

Podemos esperar mudar de carreira várias vezes ao longo da vida. Uma das razões para todas essas mudanças profissionais é que as pessoas geralmente não fazem escolhas 100% bem informadas. Enquanto tomar uma decisão consciente é uma boa maneira de ajudá-lo a se assegurar de que o caminho que optou é o correto, por outro lado pode ter certeza de que ela, sozinha, não vai garantir isso. Mesmo que você faça o bê-á-bá vocacional, siga todas as etapas prescritas e eleja a carreira certa, ela pode não se manter como sua melhor opção eternamente. Seguem aqui, então, alguns motivos que justificam largar a sua carreira atual por uma nova.

Você deve considerar uma mudança de carreira se…

Sua vida mudou: quando escolheu sua carreira, sua vida podia ser diferente do que é hoje em dia. Por exemplo, você podia ser solteiro naquela época, e agora tem família. A agenda maluca ou as frequentes viagens que são típicas de sua carreira podem não se encaixar mais no seu novo estilo de vida. Você deve então procurar uma ocupação que seja mais “condescendente” com sua família.

As perspectivas profissionais no seu campo pioraram: os horizontes eram promissores para o seu campo, quando entrou nele. Mas, devido a mudanças na tecnologia, na economia ou na indústria em que trabalha, as oportunidades de trabalho já não são mais atrativas. Você deve então procurar uma ocupação que tenha melhores perspectivas.

Você está experimentando “job burnout”: houve um tempo em que você adorava ir trabalhar todos os dias. Mas você não mais se sente assim. Não aguenta mais fazer o seu trabalho, e mudar de empregador acabou não ajudando em nada. Pode ser então que esteja na hora de encontrar uma carreira que inspire você.

Seu trabalho é muito estressante: algumas funções são inerentemente estressantes. Depois de um tempo, o estresse pode acabar sendo uma carga demasiadamente pesada de carregar. Para preservar sua saúde mental e física, você pode ter de encontrar uma carreira que seja menos estressante.

Você acha o seu trabalho chato: quando fez sua pesquisa inicial, a ocupação que escolheu tinha um monte de oportunidades de crescimento. Você atuou nesse campo, escalou a hierarquia tão alto quanto podia, e agora sente falta dos desafios que um dia encarou. Uma mudança de carreira pode lhe oferecer o desafio que tanto anseia.

Você quer ganhar mais: você pode ter se surpreendido ao saber que dinheiro não está no topo da lista, quando se fala em satisfação no trabalho. Portanto, não se surpreenda se uma carreira que vai lhe proporcionar maiores rendimentos não seja exatamente aquela que você vai considerar particularmente gratificante. Esclarecida essa questão, se outros motivos estão levando você a considerar uma mudança, certamente rendimentos mais altos devem ser levados em conta ao escolher uma nova carreira.

 

* Pablo Aversa é sócio-fundador da Alliance Coaching.

Posted in: