Notícias

Dieese lança índice para avaliar mercado de trabalho no Brasil

Share Button
Indicador analisará estabilidade, desocupação e rendimento
Fotos Públicas|Valdecir Galor

Com o objetivo de contribuir com a análise e o acompanhamento sistemático da situação do mercado de trabalho brasileiro, o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos lançou o Índice da Condição do Trabalho (ICT).

De abrangência nacional e periodicidade trimestral, o novo índice utiliza como base os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ICT-Dieese analisa três perspectivas do mercado de trabalho: inserção ocupacional, desocupação e rendimento e tem uma variação entre 0 e 1: quanto mais próximo de 0, pior a situação do mercado de trabalho e quanto mais próximo de 1, melhor a condição.

Na dimensão Inserção Ocupacional, o índice avalia as condições de proteção e estabilidade no trabalho considerando dados sobre formalização do vínculo de trabalho, contribuição para a Previdência Social e tempo de permanência no trabalho.

Já em Desocupação, são examinadas as dificuldades de acesso a um posto de trabalho por meio de informações a respeito de desocupação e desalento, procura por trabalho há mais de cinco meses e desocupação e desalento dos responsáveis pelo domicílio.

Por fim, na dimensão Rendimento, a qualidade do trabalho é analisada a partir do rendimento médio por hora e da desigualdade dos rendimentos do trabalho.