Notícias

ABRH-MG divulga vencedores da edição 2013 do Prêmio Ser Humano

Share Button

Pelo 12º ano consecutivo, a ABRH-MG destaca, com o Prêmio Ser Humano,  iniciativas de ações inovadoras nas áreas de Recursos Humanos e Responsabilidade Social Corporativa.

 

Em 2013, oito cases foram premiados.Algar, Votorantim, Holcim, Unimed Federação Minas e W3 Informática levaram o prêmio na categoria Gestão de Pessoas. Já na categoria Responsabilidade Social Corporativa, foram premiadas a VLI – Valor da Logística Integrada e mais uma ação da Holcim, voltada para a comunidade de Barroso, no interior de Minas Gerais. Finalizando a lista de vencedores, a estudante Eliane Sereno teve seu projeto premiado na categoria Acadêmico (confira, no final da notícia, os detalhes dos projetos vencedores).

 

Segundo Cristina Iglésias, coordenadora do prêmio e diretora da ABRH-MG, os projetos vencedores receberam notas altas, o que demonstra a qualidade das ações.

Outro ponto de destaque está relacionado aos temas abordados nesta edição: a preocupação com a educação corporativa, ou seja, com a melhoria do conhecimento e aprendizado do empregado, que esteve presente em praticamente todas as ações vencedoras.

 

Cristina explica que o fato dos projetos abordarem o mesmo assunto está estreitamente relacionado à atual necessidade as empresas: engajar e reter o trabalhador. “O que reflete uma demanda do mercado, tema que, inclusive, é foco do COMRH.”

 

Para Cristiane de Ávila, presidente da ABRH-MG, as ações premiadas revelam excelentes práticas que poderão ser analisadas de acordo com cada realidade organizacional e serem fontes para aplicação nas empresas.

 

Neste ano, a comissão avaliadora do prêmio mineiro foi formada pelas consultoras Georgina Alves Vieira e Ana Elisa Villas; Teresa Roscoe, professora da Fundação Dom Cabral; Annabella Prates, diretora da Direta Sustentável; Christiane Medeiros, assistente social; e Juliana Bahia, consultora de projetos sociais.

 

A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 15, às 19h30, no Minascentro, em Belo Horizonte, como parte da programação do COMRH 2013 – 17º Congresso Mineiro de RH.

 

 

Personalidades homenageadas

Outro ponto alto da cerimônia é a homenagem que a ABRH-MG presta a profissionais com renomada atuação no mercado mineiro. Nesta edição, a entidade elegeu a escritora e consultora Edina Bom Sucesso; já o título de Personalidade Empresarial foi concedido a Sergio Bruno Zech Coelho, presidente do Minas Tênis Clube.

Considerada como uma das principais profissionais de gestão de pessoas em Minas Gerais, Edina tem uma longa carreira na área de RH. Especialista em relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho, ela é fundadora da Ergon, consultoria e educação continuada.

Formado em Economia, Zech Coelho é bicampeão brasileiro de vôlei (em 1964 e 1965) e foi secretário de esportes de Minas Gerais. Atualmente, além de presidir o Minas Tênis Clube, faz parte da diretoria da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), preside o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (Confao) e atua como consultor de empresas.

 

OS VENCEDORES

Categoria Gestão de Pessoas

Algar Universidade de Negócios | Academia de Vendas: Estratégia do Grupo Algar para alavancar negócios

O trabalho constou do desenvolvimento e implantação de um programa corporativo de formação, a Academia de Vendas, que capacita a força de vendas para ser especialista em clientes. Foi criada uma estratégia para fortalecer a cultura comercial do Grupo e para enfrentar os desafios de mercado.

 

Holcim Brasil | Programa de educação financeira da Holcim

O programa consiste em orientar os funcionários e seus familiares para administrarem seu orçamento doméstico de maneira segura e consciente. É fundamentado em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar – DSOP – e tem como objetivo mudar hábitos e comportamentos arraigados sobre o dinheiro, substituindo-os por atitudes saudáveis e sustentáveis.

 

Votorantim Metais e Zinco | Ambiente de aprendizagem integrado na Votorantim Metais e Zinco JF

O trabalho fez parte de uma mudança de cultura de valorização do capital humano, diálogo aberto e evolução constante. Foi criado um ambiente de aprendizagem integrado, baseado na Andragogia, no qual programas e ações diárias foram desenvolvidas visando sociabilização e autorrealização dos colaboradores.

 

Unimed Federação Minas | Foco no ClienteSensibilização – prática- fixação –Agregando pessoas aos valores organizacionais

Aborda o processo interno de sensibilização, prática e fixação do valor Foco no Cliente, que faz parte do Programa Nossos Valores. Consta de wokshops com lideranças e colaboradores e ações internas que permeiam as rotinas de trabalho para tornar cada colaborador um promotor do conceito Foco no Cliente.

 

W3 Informática | Programa consultor trainee: sinergia e engajamento como fator de sucesso no processo de formação profissional

Apresentação de um programa de desenvolvimento profissional que teve como premissa um diferencial desde o processo de recrutamento e seleção até sua finalização. Evidenciou a importância de um planejamento estruturado do envolvimento da equipe e, especialmente, do comprometimento da empresa para o sucesso do projeto.

 

Categoria Responsabilidade Social Corporativa

VLI (Valor da Logística Integrada) | Formação e inclusão de pessoas com deficiência

O projeto prevê a inclusão através da formação de turmas de alunos para cursos profissionalizantes, em parceria com o SENAI/MG. Tem como premissa habitar pessoas para o ambiente corporativo, gerando igualdade de oportunidades. Promove o desenvolvimento de profissionais para ocuparem diversos cargos na VLI, favorecendo sua plena adaptação de forma que tenham carreira longa e desenvolvimento dentro da empresa.

 

Holcim Brasil S/A | Projeto Ortópolis Barroso: 10 anos de contribuição ao desenvolvimento local

O programa Ortópolis (do grego Orto = correta e Polis = cidade) trata de entender as demandas da comunidade de Barroso, no interior de Minas Gerais, e estimular as potencialidades dos cidadãos, promovendo crescimento econômico, ambiental e social, sem dependência. Tem como foco construir e trabalhar com a comunidade em vez de trabalhar para a comunidade.

 

Categoria Acadêmico

Eliane Sereno de Mattos Cabral | Fatores condicionantes da atração e retenção de profissionais e suas âncoras de carreira: um estudo com engenheiros recém-formados de uma empresa construtora de obras de infraestrutura de Minas Gerais

O trabalho evidencia a influência das âncoras de carreira (Shein) nas escolhas profissionais. Os engenheiros demonstraram ser atraídos por empresas nas quais encontram perspectivas de crescimento e desenvolvimento, desafios profissionais constantes, salários e benefícios diferenciados. Com o passar do tempo, aspectos como qualidade de vida e ambiente de trabalho agradável tornaram-se fatores de maior peso na retenção desses profissionais.