Notícias

ABRH-RJ promove encontros para inclusão de pessoas com deficiência

Share Button

Em cerca de 1,8 mil empresas do Rio de Janeiro, 5% do quadro de funcionários deveria ser destinado a pessoas com deficiência (PcDs), mas a estimativa é de que, destas, menos de 10% estejam cumprindo a lei. Por conta disso, a ABRH-RJ, por meio de sua Diretoria de Responsabilidade Social, desenvolveu  um projeto destinado a orientar as organizações sobre a inclusão da PcD no mercado de trabalho.

“Muitas das empresas cumprem por falta mesmo de informação, e não porque não querem ou estarem agindo de má fé. As grandes empresas muitas vezes têm profissionais que cuidam apenas dessa ação afirmativa, mas a grande realidade é que o conjunto do mercado não funciona assim”, diz José Pinto Monteiro, diretor de responsabilidade social da ABRH-RJ.

São promovidos encontros mensais para debater, com objetividade, capacitação, medicina no trabalho, empregabilidade e legislação, entre outros temas que possibilitem a criação dessa ponte de inclusão.

O projeto inclui também casos práticos e troca de experiências sobre direitos e deveres destinados a empresas de diversos setores e quem fiscaliza cada um deles, além de pesquisas relacionadas à inclusão dE PcDS, com dados de questionários aplicados a dezenas de empresas.

Criado em fevereiro deste ano, o projeto já realizou quatro encontros, o último no dia 16 de julho, tratou do tema Acessibilidade.

Empresas interessadas em participar dos próximos encontros podem mandar e-mail pararelacionamento2@abrhrj.org.br  e baixarem o material apresentado nos eventos anteriores, que está disponível para download no site da ABRH-RJ.