Notícias

Acordo permitirá capacitação de profissionais dos hospitais universitários federais

Share Button

A partir de acordo de cooperação firmado na última sexta-feira, 12, entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União (TCU), profissionais dos hospitais universitários federais do país podem participar de cursos e atividades de capacitação em gestão pública.

O acordo prevê a participação dos servidores das unidades de saúde em cursos de capacitação e de desenvolvimento profissional, presenciais e a distância, promovidos pelo TCU. Os cursos abrangem temas como mecanismos de controle na administração pública, licitações e contratos administrativos, prestação de contas, planejamento e orçamento público.

Na assinatura, José Rubens Rebelatto, presidente da Ebserh, , destacou que as iniciativas para recuperação dos hospitais universitários federais executadas pelo Ministério da Educação por meio da empresa foram formuladas com base em determinações do TCU quanto à necessidade de melhor controle da gestão e de regularização da contratação de pessoal. “A qualificação dos profissionais que já atuam nos hospitais, assim como daqueles que vão ingressar a partir dos concursos realizados pela empresa é determinante para esse processo”, destacou.

Os cursos são ministrados pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), vinculado ao tribunal e responsável pelas iniciativas de educação corporativa para os servidores. A coordenação dos cursos entre os hospitais será feita pela diretoria de Gestão de Pessoas da Ebserh.

A qualificação dos profissionais para a melhoria da gestão das unidades é um dos objetivos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Ebserh. (Fonte: Ebserh)