Notícias

Algar lança incubadora de empreendimentos inovadores

Share Button

Grupo brasileiro com atuação nas áreas de TI/Telecom, agronegócios, serviços e turismo, a Algar criou uma incubadora de negócios para apoiar a criação ou desenvolvimento de empresas, estimulando-as nas primeiras etapas de seus ciclos de vidas para que os pequenos e médios empreendedores possam se desenvolver e prosperar.

A expectativa é disponibilizar, nos próximos quatro anos, R$ 20 milhões para os projetos, que também receberão apoio financeiro por tempo determinado, infraestrutura, qualificação e treinamento, contato com outras entidades por meio de networking, serviços como telefonia, banda larga e copiadora, assessoria gerencial, contábil e jurídica.

“A intenção é prover um ambiente propício para que o projeto tenha seu start up e consiga se estabelecer como uma empresa em um espaço de tempo pré-determinado e incentivar o intraempreendedorismo no grupo”, afirma Mauri Seiji Ono, diretor corporativo de Estratégia da Algar.

Os interessados podem inscrever projetos relacionados às áreas de atuação da Algar ou apresentar um novo segmento de negócios. Para isso, as ideias devem estar em fase de protótipo, ou seja, ser um produto ou modelo já em planejamento, desenvolvimento ou testes, mas que ainda não tenha sido comercializado e tenha perspectiva de crescimento prioritariamente fora do grupo. A proposta passará por três instâncias de avaliação e, se aprovada, será constituída uma nova empresa, da qual a Algar se tornará sócia.

Os projetos selecionados passam, inicialmente, por um período de pré-incubação, no qual são definidos indicadores, marcos e metas do projeto. Em seguida, vem a fase de incubação, com duração máxima de três anos, para o detalhamento e estruturação do plano de negócios, bem como o desenvolvimento inicial do negócio. Após a terceira etapa, classificada como acompanhamento, acontece o fim do período de incubação. A partir deste momento, são definidas estratégia de saída e destinação do projeto.

Em um primeiro momento, o programa é destinado a todos os funcionários, estagiários e integrantes do Jovem Empreendedor – programa de trainee do grupo. No futuro, a empresa pretende avaliar projetos externos em que poderão participar empreendedores individuais, grupos de pesquisas de universidades e centros de pesquisa.