Notícias

Área de RH é a de menor turnover em cargos de gestão e diretoria, diz pesquisa

Share Button

A Michael Page, empresa de recrutamento especializada em profissionais de média e alta gerência, preparou um estudo que aponta os setores da economia onde a rotatividade de profissionais é maior e onde é menor. A pesquisa foi realizada com 421 representantes de empresas nacionais e multinacionais das áreas de Finanças, Recursos Humanos, Vendas, Tecnologia da Informação, Marketing e Jurídico.

De acordo com o levantamento, as áreas de Operações e Vendas foram as que apresentaram maiorturnover. Tanto as empresas nacionais como as multinacionais selecionaram essas áreas como as que exigem maiores esforços em substituições ao longo do ano.

Nas multinacionais, a área de Finanças  vem em segundo lugar, com 20,4% das respostas, enquanto nas companhias nacionais, a área de TI é a segunda colocada, com 22% das respostas. Logística e Jurídica são as de menor turnover, segundo a pesquisa. Marketing e RH se equilibram, com uma média de 7,3% das respostas.

Em cargos de gestão e diretoria, as áreas que representam maior turnover são as de Vendas com 35,2% e Marketing 32,4%.

Nas áreas de Vendas, Finanças e Marketing, os gerentes se destacam, com 12,53% das empresas selecionando o cargo como representativo nas substituições ao longo do ano em decorrência do turnover em suas áreas de atuação.

A área com maior substituição no cargo de gerência e diretoria é a de TI – 12,8% e 5,10%, respectivamente.
As imagens abaixo permitem visualizar essas diferenças:

 

FINANÇAS

turnover finanas

 RH

turnover rh

MARKETING

turnover mkt

 

VENDAS

turnover vendas

 

TI

turnover ti