Notícias

CIEE implementa educação a distância no programa Aprendiz Legal

Share Button

O programa Aprendiz Legal do Ciee – Centro de Integração Empresa-Escola entrou em nova fase com a oferta de capacitação teórica pela internet pelo seu setor de Educação a Distância (EAD).

O recurso beneficiará cidades nas quais o número de aprendizes contratados não justifique a formação de turmas presenciais ou sua implantação não seja possível devido à falta de estrutura educacional adequada.

O projeto-piloto conta com 40 jovens de um banco estatal, em capacitação na modalidade Práticas bancárias, no Pará e Mato Grosso do Sul. O próximo programa a ser lançado nessa modalidade será Ocupações administrativas, já em desenvolvimento pela Gerência Educacional em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, parceira do CIEE no programa Aprendiz Legal.

Com mais de 46 mil aprendizes em capacitação em todo o país, o Ciee conta com um amplo cadastro de jovens com perfil exigido pela lei (10.097/00), além de ser uma instituição certificadora, habilitada a ministrar os cursos teóricos de capacitação durante a vigência do contrato de aprendizagem. O programa possibilita que os estudantes tenham carteira assinada por prazo determinado e, as empresas, incentivos fiscais.

Os cursos de capacitação teórica são oferecidos nas modalidades: comércio e varejo; ocupações administrativas; práticas bancárias; telesserviços; turismo; logística; auxiliar de produção; gestão pública; auxiliar de alimentação, e conservação, limpeza e sustentabilidade.

O Aprendiz Legal é um programa de inclusão social para incluir jovens no mercado de trabalho, de acordo com a Lei 10.097/00, que obriga as empresas a contratarem cotas de aprendizes.