Notícias

Conhecer o outro é papel fundamental na liderança, diz palestrante do CONARH

Share Button
Por Sandra Pazzini – Melhor – Gestão de Pessoas, revista oficial da ABRH-Nacional

 

Saia e faça, lidere, divirta-se. Essa foi uma das mensagens deixadas no CONARH 2013, na manhã desta quarta-feira (21). Na palestra Liderança em Cena, Marcelo Pirani, sócio-diretor da Cenarium Training e Coaching, falou sobre o papel dos líderes e como o desempenho deles impacta no sucesso das organizações. Para ele, conhecer os subordinados, seus pontos fortes e fracos e estar atento às suas habilidades são requisitos essenciais. “O melhor líder é aquele que afirma: ‘chegamos juntos!’”, indicou.

De acordo com Pirani, temas como reconhecimento, comprometimento, protagonismo e boas atitudes na solução de conflitos são – ou deveriam ser – inerentes à atuação de um líder. “Liderar não deve ser um fardo, ao contrário. Problemas acontecem, claro, mas a abordagem do líder deve ser aberta a opiniões divergentes e sempre respeitosa, objetivando o desenvolvimento da equipe”, afirmou.

Sobre o líder, o executivo da Cenarium Training e Coaching ainda acrescentou que ele deve sinalizar a direção, indicar o caminho para onde todos devem seguir com clareza e consistência. Fazer com que cada um se sinta parte de um todo e tenha orgulho do que faz. “Nas empresas, tecnologia é fundamental, boas práticas de liderança são essenciais mas inovação é crucial. O líder deve pensar fora da caixa”, finalizou.

Promovido pela ABRH-Nacional e pela ABRH-SP, o CONARH teve início no dia 19 e segue até quinta-feira, dia 22, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Simultaneamente, a Expo ABRH, feira de negócios com entrada gratuita, apresenta as novidades do segmento de gestão de pessoas.