Notícias

Desemprego teve ligeiro recuo em setembro, segundo Dieese/Seade

Share Button

A PED – Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em parceria com a Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), mostra que, em setembro, o nível de desemprego teve queda de 0,3 pontos percentuais na comparação com agosto. Mensal, o levantamento foi realizado estimado nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.

O total de desempregados foi estimado em 2.313 milhões de pessoas, 42 mil a menos, variação de 10,6% para os atuais 10,3. Por região, a taxa diminuiu em Salvador, São Paulo, Distrito Federal, Porto Alegre e Fortaleza, e elevou-se ligeiramente em Belo Horizonte e Recife

Já na comparação com setembro de 2012, o índice de desemprego total diminuiu no conjunto das regiões pesquisadas, passando de 10,8% para 10,3%. Na análise por região, a taxa aumentou em Belo Horizonte e Recife, diminuiu em São Paulo, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre e manteve-se relativamente estável no Distrito Federal.