Notícias

Diretor da ABRH-PR lança livro sobre estratégias em gestão de pessoas

Share Button

Gestão Estratégica de Pessoas com foco em competências é o título do livro de Bruno Rocha Fernandes, doutor em Administração, professor da Universidade Positivo e diretor de pesquisa da ABRH-PR, recém-lançado pela Editora Campus/Elsevier.

O livro aborda o conceito de competências como instrumento para alinhar a estratégia organizacional a processos de gestão de pessoas e apresenta casos reais de organizações privadas e públicas, grandes e pequenas, extraídos da ampla experiência do autor como consultor e pesquisador.

De acordo com o Fernandes, em RH se discute bastante o assunto enfocado na obra, porém, poucas vezes se apresentam modelos e propostas concretas mediante as quais isto acontece. No campo da estratégia, uma grande discussão é acerca da dificuldade de implantar estratégias. “O livro discute um modelo para integrar os dois temas, mostrando um caminho para fazer executar a estratégia por meio das pessoas”, assegura.

Além disso, o livro aprofunda o debate sobre competências organizacionais e individuais e como elas se entrelaçam para produzir resultados às organizações. Para o autor, o leitor ainda terá conhecimento de discussões sobre o uso de competências em decisões estratégicas como fusões e aquisições ou terceirização. Ao longo da obra, são realizadas reflexões acerca da articulação das competências a processos de avaliação de pessoas, treinamento e desenvolvimento, carreira e sucessão, recrutamento e seleção, remuneração e dimensionamento organizacional. Por fim, a obra, que conta com a parceria da Fundação Dom Cabral, analisa os resultados que a gestão por competências gera para empresas e os cuidados para sua implantação.