Notícias

Google leva ao 39º CONARH o People Analytics, que permite uma visão abrangente de seus talentos

Share Button

Por Ricardo Humberto – Melhor – Gestão de Pessoas, revista oficial da ABRH-Nacional

Não foi da noite para o dia que o Google se tornou uma das empresas mais cobiçadas para quem procura um novo emprego. A companhia, que recebe 2,5 milhões de currículos por ano, trouxe ao mundo corporativo uma nova forma de gerir pessoas, assim como os serviços que oferece mundialmente.

Mas por trás dessa organização que tem a tecnologia como matéria-prima, existe uma área que pensa em tempo real qual a melhor forma de atrair, recrutar e manter funcionários satisfeitos, a Google People´s Analytics. Trata-se de um departamento formado por psicólogos, cientistas sociais e analistas de dados que formam o coração do RH da empresa que melhor representa a nova economia.

Brian Welle, diretor do Google People’s Analytics, veio ao Brasil para falar sobre isso no maior evento de gestão de pessoas da América Latina, o CONARH 2013. Nesta quarta-feira (21), ele explicou que a companhia utiliza conceitos científicos e diversas pesquisas baseados nas informações sobre aspirantes a ingressarem na companhia e quem já faz parte do time. “Precisamos de pessoas que gostem e saibam mexer com informações de forma analítica para que estejam acessíveis e agradem nossos clientes”, ressaltou Welle.

A tarefa para o RH do Google é desafiadora, já que a empresa precisa se comunicar de forma eficaz com engenheiros e desenvolvedores de software, que muitas vezes não conversam entre si. “São constantes as pesquisas que realizamos junto aos funcionários para saber como está sua relação com os gerentes ou até mesmo se as áreas para alimentação são agradáveis”, ilustrou.

Com este sistema composto por gráficos e outros indicadores tecnológicos foi possível detectar que 83% dos funcionários classificaram como boa a equipe de gerentes do Google.