Notícias

Manoel Dias é o novo titular do Ministério do Trabalho e Emprego

Share Button

Na manhã deste sábado (16), no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff empossou Manoel Dias como novo ministro do Trabalho e Emprego.

Dias tem 74 anos, é advogado e, juntamente com Leonel Brizola, fundou o PDT. Atualmente, ocupa a função de secretário geral do partido.

Natural de Içara (SC), mas registrado em Criciúma, foi líder estudantil e presidente da União Catarinense de Estudantes (UCE) nos anos 1960.

Eleito vereador em 1962 pelo antigo PTB, foi preso político e teve o seu mandato cassado pelo golpe militar de 1964. Em 1967 disputou novo mandato, desta vez de deputado estadual – elegeu-se – mas foi novamente cassado, desta vez com base no Ato Institucional Número 5, perdendo também os seus direitos políticos por 10 anos.

Em 1979, convidado por Leonel Brizola, ajudou inicialmente na refundação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Florianópolis. Com a perda da sigla, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Articulador e interlocutor de Brizola, foi um dos coordenadores da campanha do pedetista à Presidência da República em 1989.

Antes, integrou o comitê suprapartidário das “Diretas Já!” e foi um dos homens de confiança de Brizola na direção do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), posteriormente privatizado.

Além de secretário geral do PDT, é presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, de estudos políticos. Nesta condição, integrou o Conselho Político da campanha de Dilma Roussef à presidência da República, em nome do PDT.

Foi o responsável pela criação da Universidade aberta Leonel Brizola, ferramenta partidária de preparação de quadros através de instrumentos de comunicação como web, rádio e  televisão – interligando a militância pedetista no país.

Em janeiro,  Dias assinou convênio de cooperação entre o PDT e a escola de formação de quadros do Partido Comunista Chinês (PCC), estabelecendo a realização de seminários de organização e gestão partidária. (Fontes: Ascom/MTE – Ascom/PDT)