Notícias

Parceria entre ministérios vai favorecer inclusão de mais pobres no mercado de trabalho

Share Button

Na quarta-feira (13), os ministros do Trabalho e Emprego (MTE), Brizola Neto, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, firmaram parceria para facilitar a inserção no mercado de trabalho do público do Plano Brasil Sem Miséria.

Brizola Neto, titular do MTE, destacou que a parceria “é uma grande oportunidade de integração do ministério com o Brasil Sem Miséria. O desafio é resgatar a população de baixa renda que saiu da miséria e inserir no mercado de trabalho, oferecendo oportunidade de emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine)”.

Para a titular do MDS, Tereza Campello, o grande desafio é identificar as famílias e ofertar cursos de qualificação adequados ao perfil do estado e município.

A ação permitirá a inclusão da população mais pobre no mercado formal de trabalho, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família e os inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). A inscrição se dará por meio do Sistema MTE Mais Emprego. Paralelamente, as agências do Sine captarão vagas junto a empregadores para cruzamento do perfil dos trabalhadores, objetivando o encaminhamento destes trabalhadores para entrevistas de emprego e colocação no mercado de trabalho.

O Termo de Cooperação prevê a descentralização de crédito do MDS para o MTE, na ordem R$ 20 milhões que serão aplicados na revitalização física e estrutural de atendimento nas unidades do Sine.