Notícias

PATs empregaram mais de 19 mil nos primeiros quatro meses do ano

Share Button

Mais de 19 mil cidadãos – precisamente 19.061 – foram inseridos no mercado de trabalho paulista por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), nos primeiros quatro meses do ano, um crescimento de 24,8% na comparação com o mesmo quadrimestre de 2012.

Atualmente, o estado de São Paulo conta com 247 postos gerenciados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Entre outros serviços e programas de geração de emprego e renda, as pessoas têm acesso à intermediação de mão de obra (IMO), que é realizada por meio do sistema Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita criada a partir de uma parceria da Sert com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Serviço, construção civil, comércio e indústria estão entre os setores que se destacam pelo número de vagas ofertadas e candidatos encaminhados”, afirma Carlos Ortiz, titular da Sert.

No período, as vagas mais ofertadas foram para operador de telemarketing receptivo, faxineiro, trabalhador da manutenção de edificações, vendedor de comércio varejista e alimentador de linha de produção.

“Houve crescimento de 26,3% no número de vagas oferecidas nos PATs. Foram 134 mil nos primeiro quadrimestre de 2012 contra aproximadamente 182 mil neste ano”, ressalta Marcos Wolff, coordenador de Operações da Sert e responsável pela administração dos postos.

Até o final de maio, mais dois PATs serão inaugurados, nas cidades de Piraju e Laranjal Paulista, na região de Sorocaba.