Notícias

Pesquisa aponta os cargos mais demandados no interior paulista

Share Button

Cargos ligados a Engenharia e Manufatura ditaram o ritmo das contratações no interior paulista no primeiro trimestre, aponta pesquisa da Page Personnel, empresa de recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão.

De acordo com o levantamento, 29% das vagas ofertadas no período estiveram relacionadas às áreas de Engenharia e Manufatura, especialmente para posições de analistas, técnicos, coordenadores e engenheiros.

“Devido à predominância fabril do interior paulista, as empresas tendem a buscar esses profissionais com perfil mais técnico. Cada vez mais estão apostando em trabalhadores que consigam promover a inovação, competitividade e melhoria nos processos para se diferenciar dos concorrentes”, explica Roberto Picino, diretor executivo da Page Personnel.

As vagas para coordenador de vendas para indústrias de bens de consumo, executivo de vendas para empresas de tecnologia e vendedor técnico para o mercado de máquinas e equipamentos corresponderam a 22% das demandas da área de Vendas nos três primeiros meses do ano.

Já os cargos do setor de Tecnologia responderam por 21% das contratações. Entre os mais procurados, apareceram os de gerente de projetos TI e posições de suporte, como analistas e técnicos.

As funções ligadas à área de Logística corresponderam a 14% das admissões, seguida por Finanças, com 8%, e Recursos Humanos, 6%. Os cargos mais requisitados dessas áreas foram:

Logística: comprador sênior, planejador de demanda e supervisor de logística.

Finanças: analista fiscal, analistas de custos e analistas de controladoria.

RH: supervisor de RH e business partner.

As oportunidades de trabalho estiveram concentradas na macrorregião de Campinas: 78% delas eram para atuar na região metropolitana da cidade, incluindo o eixo Indaiatuba-Sorocaba e a microrregião de Jundiaí. Os demais 22% foram pulverizados por todo interior de São Paulo, incluindo o Vale do Paraíba.