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Professor da FDC elenca as características mais importantes do gestor público

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Quais devem ser as características de um líder para que consiga entregar resultados com eficiência em organizações do setor púbico? Para Paulo Vicente Alves, professor do programa Fronteiras em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral (FDC), há cinco tipos de liderança na gestão pública: técnica, carismática, democrática, autoritária e situacional. “O ideal é o líder possuir características comuns a todos esses tipos de liderança, como a credibilidade técnica, o carisma, o gosto pelo diálogo com a equipe e a atitude decisória quando se fizer necessária”, destaca.

Outra característica vital, diz ele, é delegar poder à equipe. “Há o mito do super-herói no setor público, aquele que acumula as decisões, que é a referência para os demais, porém o gestor público moderno precisa horizontalizar o trabalho e dar mais poder à equipe, motivando-a e ao mesmo tempo cobrando resultados.”

Ser líder do setor público, prossegue, requer ainda serenidade para lidar com as pressões de prazo (entrega de relatórios, editais, licenças, etc.) e possíveis situações de crise, avaliando cenários e tomando as decisões com o suporte da equipe.

“A atitude decisória é dele, ainda mais em situações extremas, quando mais se precisa do líder”, diz Alves. A organização no trabalho e o foco constante nos resultados são outras qualidades imprescindíveis para o gestor público. “O caráter nacionalista pode ser uma ferramenta útil para o gestor conscientizar a equipe sobre a importância daquele trabalho para o país, porém não deve ser exagerado sob pena de cair no lugar comum e acabar gerando antipatia”, conclui o professor.

Tipo de liderança

Característica do líder

Técnica Gestor de perfil técnico, com profundo conhecimento da área em que atua. É pragmático.
Carismática Admirado pelo carisma, pela capacidade de estabelecer conexões com as pessoas da equipe e motivá-las por resultados.
Democrática Gosto pelo consenso, pelo diálogo com a equipe para fundamentar as decisões. É colaborativo.
Autoritária Centralizador, geralmente enérgico, concentra em si todo o poder e atua verticalmente, sob forte hierarquia. Só ele decide.
Situacional Possui as características comuns a todos os tipos de liderança, empregando-as conforme a necessidade e o ambiente de trabalho em que está.