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ProPay adota feedback continuado para reter talentos

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A ProPay, consultoria em gestão de folha de pagamento e benefícios, lança, neste mês, o Programa de Feedback Continuado para aproximar gestores e colaboradores e, com isso, alinhar as expectativas da empresa e do funcionário.

“O feedback vai além de dar um tapinha nas costas e dizer que o atendimento ao cliente foi bom. O gestor precisa separar um tempo em sua agenda, levantar as contribuições relevantes do colaborador dos últimos meses, analisar se as expectativas foram atingidas, corrigir rotas e traçar objetivos atingíveis para melhorar o desempenho do subordinado”, diz Dilma Rios, gerente de desenvolvimento humano organizacional da empresa.

No programa, a cada dois meses, o gestor dedicará de 30 a 60 minutos a seu subordinado. Primeiro, o funcionário preenche um formulário, com algumas perguntas como: expectativas de carreira, competências acadêmicas e gaps profissionais. Em seguida, o gestor analisa as informações, verifica os objetivos alcançados e os “combinados” definidos por eles no início do ano e realiza uma avaliação profissional prévia daquele colaborador. “Com todas as informações em mãos, o líder se encontra individualmente com seu liderado e realiza o feedback pessoal, utilizando ferramentas disponibilizadas pelo RH”, explica Dilma.

O encontro acontece quatro vezes ao ano: abril, junho, agosto e outubro. Com o programa será possível mensurar a evolução do funcionário, alinhar as expectativas da empresa e promover uma maior aproximação entre os profissionais. “No início virão amenidades, mas com o tempo a prática se torna cultura e vai ficar importante para o profissional olhar para si e perceber que ele precisa melhorar algumas habilidades. A relação se torna mais honesta e, portanto, mais assertiva”, afirma a executiva.