Notícias

Schneider Electric cria programa de milhagem para estimular o voluntariado no Brasil

Share Button

A Schneider Electric, empresa de gestão de energia, lançou o programa Fazendo o Bem Você Vai Longe, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as práticas de voluntariado de seus colaboradores.

Criada exclusivamente no Brasil, a iniciativa prevê o acúmulo de pontos e permite o resgate trimestral.  A subsidiária brasileira conta hoje com 393 voluntários ativos e é a única unidade fora da França a ter publicado seu próprio relatório de sustentabilidade. Com o programa, a intenção é elevar o número de horas dedicadas ao voluntariado em toda a empresa em 20%.

Para participar do programa, é preciso ser colaborador ou estagiário ativo na Schneider Electric Brasil, estar devidamente registrado no Portal do Voluntário do Instituto Schneider Electric e ter assinado o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário.

Para cada ação realizada, o participante receberá uma quantidade de pontos medidos em quilometragem. Quanto mais complexa a ação, maior a quantidade de quilômetros acumulados. A criação de um novo projeto social, por exemplo, resulta em mais quilômetros do que uma doação.

Ao final de cada trimestre, o colaborador pode optar pelo resgate do prêmio ou por continuar acumulando pontos. Os benefícios a serem resgatados envolvem outros projetos sustentáveis da Schneider Electric no Brasil e no mundo. Quanto mais quilômetros acumulados, mais longe o ganhador pode chegar literalmente.

Com 500 quilômetros, o voluntário pode conhecer um projeto financiado pela empresa em sua região, enquanto que, com 10 mil, pode passar de uma semana a um mês desenvolvendo uma missão em qualquer um dos 40 países onde a empresa desenvolve projetos de reconstrução, ensino profissional ou educação para a sustentabilidade.
“Com essa iniciativa, queremos que nossos colaboradores vivenciem nossa missão de ajudar as pessoas a fazer o máximo de sua energia, pois grande parte dos projetos que mantemos está relacionada ao uso eficiente e seguro da eletricidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estamos inseridos”, afirma Denise Lana, gerente de sustentabilidade da empresa.

 

 

Entre os prêmios a serem resgatados em um ano destacam-se:

 

Pontuação Projeto Objetivo
500 km Bip Bop Garantir o acesso à energia segura e confiável, bem como promover a integração profissional de jovens carentes. Já formou, junto com o Senai, mais de 6 mil pessoas no Brasil inteiro, sendo que 70,8% estão empregadas.
4 mil km Villa Smart Lançado em 2012 pela Schneider Electric Brasil, leva energia solar 24 horas por dia a duas populações ribeirinhas (Tumbira e Santa Helena do Inglês), localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no Amazonas.
12 mil km Ação do Schneider Electric Teachers, formada por funcionários ativos e aposentados da empresa Programas de ensino e formação profissional no setor de energia realizados em mais de 40 países.