Notícias

USP E UFBA participam da 4ª Indra Future Minds Competition

Share Button

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) participam da quarta edição do concurso universitário internacional Indra Future Minds Competition, lançado pela Indra, multinacional de consultoria e tecnologia.

O concurso é baseado na multiculturalidade e nas formas de trabalhar com novas tecnologias, fazendo com que os estudantes colaborem entre si. Nesta edição, os estudantes brasileiros competirão com universitários de outros nove países – Colômbia, Chile, Espanha, Filipinas, Itália, México, Panamá, Peru e Portugal – para garantir uma vaga na última etapa e alcançar o prêmio final: um contrato de trabalho com a Indra em algum dos países participantes.

A primeira fase, que começou nesta semana e se estende até 23 de março, é virtual e os alunos terão que enfrentar os desafios atuais do mundo empresarial, como trabalhar com ferramentas colaborativas e virtuais e desenvolver outras habilidades, como o trabalho em equipe em um cenário multicultural.

Cada turma terá que resolver vários enigmas, baseados em projetos reais da Indra, como por exemplo, o desenho de uma solução educativa na nuvem, testes de um sistema internacional integrado de vigilância de fronteiras marítimas e de uma plataforma tecnológica completa para o setor de seguros e desenvolvimento de um projeto de observação da Terra.

Dois dos grupos da fase virtual se classificam para a final, que acontecerá nos dias 24 e 25 de abril na Cidade do México. De forma presencial, os grupos voltam a suas equipes originais por universidade. Esta última fase combina atividades lúdicas e de conhecimento da Indra com a resolução de enigmas. Todos os estudantes das quatro equipes que se classificarem receberão umtablet como prêmio.

A companhia mantém atualmente relação com mais de 200 universidades e centros de pesquisa mediante cátedras, acordos e projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que permitem acessar novas tecnologias e captar profissionais.