A representação nacional da área de RH tem como marco o dia 13 de novembro de 1965. Nessa data, no Instituto Agronômico de Campinas, interior paulista, foi criada oficialmente a Abape – Associação Brasileira de Administração de Pessoal, hoje, ABRH-Brasil.
A fundação aconteceu durante a I Conap – Convenção Nacional de Administradores de Pessoal, que viria a se transformar no maior evento de gestão de pessoas da América Latina e segundo do mundo, o CONARH ABRH.
Da cerimônia, participaram 99 administradores de pessoal, como os profissionais de RH eram chamados na época, oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro (então Estado da Guanabara), Minas Gerais e Paraná. Eles representavam algumas das maiores empresas do país: Belgo Mineira, Bendix, Máquinas Piratininga, Anakol Fontoura, Microlite, Eron, Carborundum, Camargo Correa, Equipamentos Clark, Santista, Sanbra, GE, Texaco, CIME, Esso, Vulcana, Gillette, Shell, FNM, Otis, HM – Hermes Macedo, Usipa e REA.
A semente da Abape tinha sido lançada alguns meses antes, em maio, durante o II Ciap – Congresso Interamericano de Administração de Pessoal, realizado em Caracas (Venezuela). Lá, foi determinado que caberia ao Brasil organizar, em 1967, o III Ciap. Boa parte da delegação brasileira presente no Ciap era formada por membros da então Apap – Associação Paulista de Administração de Pessoal, atualmente ABRH SP, que havia sido fundada em março.