Devido à correria na empresa e à quantidade de demandas que vão surgindo ao longo do dia, alguns colaboradores podem se sentir mais sobrecarregados e, consequentemente, sofrer quedas na produtividade. Mas, para além das questões relacionadas às entregas, pode desencadear o estresse ocupacional, afetando a saúde emocional, física e mental.
Por isso, é importante olhar com atenção para a saúde dos colaboradores. Ao fazer isso, é possível evitar que o estresse ocupacional aconteça internamente, visando um ambiente de trabalho saudável.
Para entender melhor sobre o assunto, responderemos algumas dúvidas sobre o assunto:
- O que é estresse ocupacional?
- Quais são as principais causas do estresse ocupacional?
- Quais são as consequência do estresse ocupacional?
- Como o RH pode ajudar a prevenir o estresse ocupacional?
O que é estresse ocupacional?
Muito se fala sobre estresse ocupacional, mas poucas empresas sabem, de verdade, a gravidade do problema na vida dos colaboradores. Por isso, é muito importante entender como este problema está atrelado às condições de trabalho e, consequentemente, promover melhorias para terem uma boa experiência.
Sendo assim, o estresse é, nada mais, do que uma reação natural do organismo quando os colaboradores passam por alguma situação que eleva os nervos, deixando-os à flor da pele no ambiente de trabalho. Contudo, embora pareça ser algo inofensivo, saiba que ele pode ser prejudicial à saúde física e mental.
Além disso, é uma condição que surge aos poucos e, geralmente, é silenciosa, sendo necessário ter uma participação mais ativa do setor de Recursos Humanos e, sobretudo, dos cargos de liderança para identificar casos de estresse ocupacional.
Segundo o relatório People at Work 2023, do ADP Research Institute, divulgado na CNN Brasil, 67% dos brasileiros sofrem estresse no ambiente de trabalho. No que diz respeito à média global, que ficou em 65%, o país está acima da marca e gera um sinal de alerta às empresas.
O relatório mostrou ainda que, dos trabalhadores entrevistados, 57% acreditam que a liderança não está apta para conversar ou tratar de assuntos voltados à saúde mental, ou seja, mais um motivo para olhar com atenção para o estresse ocupacional e outros problemas emocionais e mentais.
Quais são as principais causas do estresse ocupacional?
As causas do estresse ocupacional podem variar de uma empresa para a outra. Contudo, existem alguns fatores que acontecem com mais frequência e podem ser contornados pela gestão internamente na empresa.
Será que os colaboradores da sua empresa se sentem sobrecarregados? A carga de trabalho excessiva é uma das principais causas do estresse ocupacional, uma vez que as pessoas têm pouco tempo para fazer suas tarefas e, em alguns casos, não contam com ferramentas e sistemas para otimizar os processos.
Outro problema recorrente em algumas organizações é a pressão psicológica, principalmente quando a gestão fica incessantemente cobrando pelas entregas. Além das cobranças excessivas, existem casos em que os apontamentos das falhas são recorrentes, sem existir um amparo para tentar ajudar ou solucionar o problema, apenas críticas e xingamentos.
O estresse ocupacional pode ser desenvolvido pela falta de flexibilidade na rotina. Os profissionais estão em busca de empresas que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, uma vez que não possuem disponibilidade fora do horário de trabalho para fazer outras coisas, como sair com amigos e familiares, treinar regularmente e resolver qualquer outra questão particular.
No que diz respeito às metas, quando não são alcançáveis, elas podem gerar estresse também, uma vez que os colaboradores sabem que vão passar muitas horas naquele projeto e não vão conseguir entregar a tempo, gerando frustração. O mesmo vale para a competitividade fomentada pela liderança entre os colaboradores, criando desavenças e inimizades.
Por último, mas não menos importante a infraestrutura ou a ergonomia do escritório. Quando a empresa não oferece condições adequadas para o time fazer o trabalho, a rotina na empresa se torna estressante, fazendo com que os profissionais se atrasem ou faltem com mais frequência, aumentando a taxa de absenteísmo.
Quais são as consequências do estresse ocupacional?
O principal impacto do estresse ocupacional está no afastamento dos colaboradores, uma vez que, quando o problema não é identificado e tratado, ele pode trazer à tona problemas mais sérios, como, por exemplo, ansiedade, depressão ou Síndrome de Burnout, levando ao afastamento de suas funções.
Além disso, esse problema pode aumentar a taxa de rotatividade dos colaboradores (turnover), fazendo com que procurem por condições melhores de trabalho, além de aumentar os casos de presenteísmo, enfraquecer o clima organizacional e queda da produtividade.
Em relação à interação entre líderes e liderados, pode acontecer uma queda nessa relação, fazendo com que os colaboradores percam a confiança de levar apontamentos e feedbacks pertinentes sobre os processos da empresa.
Como o RH pode ajudar a prevenir o estresse ocupacional?
Muitas causas e consequências podem ser evitadas com antecedência pela gestão de pessoas das empresas, né? Por isso, se você não quer que isso aconteça no seu local de trabalho, é importante colocar em prática algumas iniciativas para prevenir o estresse ocupacional.
A seguir, nós preparamos um checklist com algumas dicas do que fazer para evitar o problema na rotina de trabalho do seu time:
- Tenha suporte psicológico;
- Oriente os cargos de liderança;
- Ofereça mais flexibilidade na rotina;
- Garanta boas condições de trabalho;
- Aplique metas alcançáveis e realistas;
- Conte com um projeto de ginástica laboral;
- Gerencie corretamente o tempo nas tarefas;
- Incentive a prática regular de atividade física;
- Escute o que seus colaboradores têm a dizer;
- Ofereça o benefício TotalPass aos colaboradores;
- Incentive pausas regulares no horário de trabalho;
- Realize palestras e workshops sobre saúde mental;
- Ajude o time quando um projeto não saiu conforme o esperado.
Dicas simples fazem toda a diferença na rotina de trabalho dos colaboradores, né? Coloque-as em prática para oferecer um ambiente saudável para todos.
Metadescription: O estresse ocupacional é um problema que está acontecendo com frequência nas empresas. Entenda mais sobre o assunto e aprenda a prevenir.
Palavra-chave: estresse ocupacional
TAGs: Estresse ocupacional, Estresse no trabalho, Empresa, RH, Colaboradores, Saúde mental, Bem-estar
URL: estresse-ocupacional-como-o-RH-pode-ajudar-o-time
.