Bem-vindo ao Programa Empresa Saudável!

Programa Empresa Saudável

Agradecemos seu interesse e temos a satisfação de oferecer mais informações sobre o Programa Empresa Saudável e como sua empresa pode participar.

O Propósito do Programa Empresa Saudável (PES)

O PES nasceu de uma iniciativa da ABRH-Brasil, com o apoio da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, tendo a adesão de várias instituições, entre elas:

  • ABPASS – Associação Brasileira de Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável;
  • ASAP – Aliança para a Saúde Populacional;
  • FNSC- Fórum Nacional de Saúde Corporativa;
  • G3 – Grupo de Recursos Humanos
  • GPTW - GreatPlace to Work;
  • IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

O PES tem como propósito, contribuir para a melhoria da Saúde no âmbito das organizações e sua rede de influência. Decorre da visão compartilhada de que a Saúde é um bem tão essencial para as pessoas quanto para as empresas e a sociedade, e que os investimentos em saúde podem gerar mais valor, sem desperdícios ou custos desnecessários.

O PES acredita que tais investimentos podem ser melhor sucedidos com estratégias e gestão apropriados, embasados em modernos conceitos de promoção, prevenção e cuidados com a saúde, envolvendo o exercício da responsabilidade de cada ator na cadeia de saúde.

O PES, tendo como base os conceitos e experiências acumulados pelos seus parceiros e defende que é possível melhorar os resultados em saúde, a partir do compartilhamento desses avanços entre as empresas.

Quanto mais empresas puderem se beneficiar desses conhecimentos, boas práticas e inovações, melhor será a saúde de suas equipes e menor serão os custos decorrentes da sua sinistralidade e das ineficiências acumuladas pelo mal uso do sistema de saúde como um todo.

Quais as vantagens de participar do PES?

As empresas que se filiarem ao PES contarão com:

  1. Acesso gratuito a um kit de soluções, um conjunto de conhecimentos, conceitos e práticas, acumuladas pelas instituições apoiadoras do PES que demonstraram ser efetivos na melhoria dos resultados da gestão de saúde nas empresas. O kit inclui recomendações estratégicas, de governança e gestão, guias e intercâmbios de melhores práticas;
  2. Emblema de Participação, que poderá ser utilizado nos veículos de comunicação da empresa e certificado pelos quais a empresa se identifica como participante do Programa, facilitando sua relação, integração e intercâmbio com parceiros e empresas filiadas ao PES;
  3. Programa de Acolhimento em que esse conjunto será disponibilizado;
  4. Programas específicos sobre determinados temas, cases, técnicas ou experiências bem-sucedidas;
  5. Acesso em condições vantajosas de soluções, produtos e tecnologias para a gestão da saúde corporativa que venham a ser disponibilizados futuramente por prestadores de serviços em saúde corporativa;

Como participar do PES?

Sua empresa pode ser membro do PES, sem qualquer custo de filiação ou participação. Para se inscrever, a empresa precisará preencher e enviar:

  1. O Termo de Adesão ao PES

    Com a assinatura do Líder principal da empresa (seja do Presidente, CEO, Gerente Geral ou outra denominação) e do Responsável por Recursos Humanos (quando tiver), indicando quem de sua equipe será indicado para representá-la no PES.

  2. Compromissos

    Ao aderir ao PES, a empresa assume o compromisso de desenvolver, durante o seu primeiro ano de participação, algumas iniciativas que contribuam para melhorar os resultados dos seus investimentos em saúde, que serão orientadas por uma Política, Plano Estratégico e Indicadores de Saúde, contando com o apoio do PES, que dará orientações para sua implementação.

    A empresa que não cumprir as regras do programa poderá deixar de fazer parte do PES.

    O Programa Empresa Saudável e a empresa participante declaram que observarão as disposições da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (13.709/18).

  3. Perfil de Saúde da Empresa

    Trata-se de um Questionário que visa conhecer as condições da saúde corporativa, no momento do ingresso da empresa ao PES. Por meio dele, será possível comparar a evolução da empresa durante sua participação do PES.

    O responsável pelas informações, receberá um PDF com as informações necessárias e, após o levantamento dos dados, deverá inseri-los no site da ABRH através do link recebido após inscrição.

    O período para inscrições e preenchimento do Perfil no site da ABRH será de 17 de agosto a 30 de setembro de 2021. Mas atenção, é esperado que se necessite alguns dias para o levantamento das informações internas na empresa para o preenchimento do questionário. Portanto, o quanto antes a empresa for inscrita no PES, mais tempo terá para o input de dados. Estamos certos de que a inscrição de sua empresa no PES trará ferramentas importantes para a gestão de saúde e o crescimento sustentável do seu negócio.

Perfil de Saúde da Empresa

baixar PDF

Baixe o PDF do questionário para o levantamento das informações. Depois, basta preencher o formulário diretamente no link, clicando no botão abaixo.
formulário

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: empresasaudavel@abrhbrasil.org.br