ABRH Brasil

 

bulb-2846032_mohamed_hassan_PixabayO processo estruturado para incentivar a geração de ideias inovadoras dentro da Algar Telecom existe desde 2001, mas no ano passado a plataforma interna de ideias evoluiu e ganhou força, com um novo formato inspirado no Shark Tank, game show em que empreendedores apresentam seu negócio a investidores, os chamados “tubarões”. Segundo a empresa, com a reformulação, o processo ficou mais dinâmico e o índice de aprovação das ideias aumentou.

Entre as mudanças, a principal foi o formato escolhido para os colaboradores da companhia apresentarem a sua ideia, o elevator pitch, que consiste em um discurso de venda que poderia ser apresentado a um investidor no curto trajeto de uso do equipamento. Assim, em um vídeo de duração máxima de um minuto, o profissional deve mostrar o problema a ser resolvido, a solução proposta e a expectativa de ganho da sua ideia de inovação. A gravação deve ser compartilhada no Workplace, rede social interna da empresa. A ideia é que os comentários de outros profissionais sobre a ideia possam ser úteis para aprimorar sua aplicação, em um brainstorming coletivo, por meio de uma plataforma digital.

As ideias submetidas são avaliadas pelos “tubarões” da Algar Telecom, que se reúnem a cada 15 dias. Os sete profissionais que compõem a comissão são de diferentes áreas da empresa. O grupo multidisciplinar avalia o potencial das ideias inovadoras. O foco são soluções que promovam melhorias e efetivo ganho de qualidade ou produtividade na companhia.

Além da aprovação, os “tubarões” são responsáveis por classificar em qual pilar a ideia será enquadrada: Protótipo, Programa de Gestão de Processos (PGP), Talentos Humanos ou Transformação Digital. Após essas duas etapas preliminares, é iniciada a execução e todo o processo é conduzido pelo autor da ideia, com o apoio da equipe do Brain, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela própria Algar Telecom.

O associado se torna o empreendedor da solução que sugeriu e é responsável por vender a sua ideia, recrutar colegas para a execução e cumprir o que foi apresentado no pitch. Ao final, após a validação dos resultados, os profissionais envolvidos na implantação da ideia recebem prêmios em dinheiro como reconhecimento.