ABRH Brasil

Enquete feita com exclusividade para o Fórum CEO Brasil 2018, que neste mês,  na Bahia, aponta que, para a maioria dos presidentes de empresa entrevistados (76%), o “apagão de lideranças” é uma realidade.

Essa lacuna fica mais evidente quando somente 11% afirmam que suas companhias são preparadas e atrativas para os nativos digitais, ao passo que 43% “pretendem” preparar seus líderes para a mesma geração. O levantamento foi realizado com 40 presidentes de empresas.

Na relação dos maiores desafios, 57% acreditam que o principal deles é desenvolver líderes em todos os níveis da organização. Em 30% das respostas, os CEOs admitem não possuir lideranças e 46% calculam contar com líderes somente em postos-chave. No total, o “apagão de lideranças” é uma realidade para 76%.

“Esse recorte da pesquisa mostra como a liderança entrou no centro das preocupações do CEO e como isso impõe que ele reforce a sua própria condição de líder”, analisa o CEO do Experience Club, Ricardo Natale.

Entre as maiores inseguranças apresentadas está o modelo de gestão adotado pelas empresas para o atual momento do mercado. De acordo com o estudo, 51% acreditam que “faltam alguns ajustes” para suas organizações, enquanto 49% afirmam que “faltam muitos”.

PAPEL DA INOVAÇÃO

Em contrapartida, o esforço por inovação não teve o mesmo grau de urgência na pesquisa.

O levantamento apontou que apenas 40% dos CEOs confirmam a necessidade de acelerar a transformação digital;  35% acreditam que seu modelo de negócio será um híbrido entre mercado físico e digital. No total, 35% afirmam que seu maior desafio é tornar a empresa mais inovadora, segundo item em preocupação depois da formação de líderes e um pouco acima da preocupação em garantir o resultado do negócio (32%).

“Vejo que os líderes das empresas não estão dando a devida importância à inovação. Resiste a crença de que os maiores problemas vêm da política e da economia, e não das grandes transformações que a tecnologia está provocando nos negócios em todo o mundo”, avalia César Souza, presidente do Grupo Empreenda, responsável pela pesquisa.