ABRH Brasil

Por Reinaldo Passadori*

Cada vez mais o cidadão comum tem a percepção da importância de falar bem em sua vida, sendo uma necessidade fundamental se comunicar. Seja na hora de disputar uma vaga no mercado do trabalho ou cultivar relacionamentos é importante perceber o quanto usamos a comunicação, principalmente a verbal.

Sem a comunicação, jamais poderíamos demonstrar o quanto somos melhores hoje do que fomos ontem, tampouco avançar em relação às nossas qualificações profissionais. É importante entendemos essa profundidade da comunicação, percebemos que ela necessita de amor e afeto para ser inteira, completa, integral.

Quem acha complicado lidar com o desenvolvimento da capacidade de se comunicar, muitas vezes aponta o crescente volume de informação corrente no mundo como o maior obstáculo. Mas, não adianta reclamar, esse volume não vai diminuir.

Precisamos perceber e desenvolver nossas capacidades de acordo com as novas ferramentas e ir além, afinal, ninguém quer correr o risco de ficar parado no tempo. Isso significa se envolver com as dimensões da comunicação. Para entender melhor, desenvolvi a Metodologia das 7 Dimensões da Comunicação Verbal. Confira abaixo.

  1. A primeira é a intrapessoal, que tem a ver com a “ponte” que uma pessoa estabelece consigo mesma e até onde ela é capaz de trabalhar o seu comportamento e transformar a timidez em força para se expressar com confiança e entusiasmo.
  2. A segunda dimensão é a interpessoal, que não é exatamente o oposto da primeira, mas engloba o diálogo, a empatia, a importância do feedback, o elo com nosso interlocutor e a força da alteridade (a capacidade de se colocar no lugar do outro).
  3. Outra dimensão é a vocal, que lida com o “como” dizer.
  4. A quarta dimensão trata da comunicação corporal: até que ponto os nossos gestos, expressões faciais, estilos, aparências e sinais são importantes para as mensagens sem palavras?
  5. A dimensão técnica, por sua vez, tem a ver com os recursos para uma comunicação adequada aos ambientes e circunstâncias, isto é, o ambiente ou ferramentas como aplicativos, audiovisuais, etc.
  6. Na dimensão intelectual, que a produção dessa comunicação assume destaque quando somos capazes de planejar e preparar com propriedade as nossas apresentações.
  7. Por último, e não menos importante, a dimensão espiritual se refere ao cultivo dos nossos valores para a busca de uma liderança pessoal e exclusiva nesse estágio de “animal especial” alcançado pelo homem, em que é concedida a cada um de nós a magnífica oportunidade de deixarmos a nossa marca no mundo.

Sem a comunicação, jamais poderíamos demonstrar o quanto somos melhores hoje do que fomos ontem, tampouco avançar em relação às nossas qualificações profissionais. É importante conhecermos a profundidade da comunicação, percebermos que ela necessita de amor e afeto para ser inteira, completa, integral.

 

Reinaldo Passadori
*Reinaldo Passadori é CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal