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Em seis anos, esses jovens serão maioria no mercado de trabalho mundial

startup-849794_StartupStockPhotos_Pixabay_brAté 2025, a geração Z, formada pelos nascidos entre 1995 e 2010, representará 70% da força de trabalho em todo o mundo. Para entender melhor o comportamento desse novo consumidor, o Núcleo de Estudos e Tendências da Atento realizou uma pesquisa com 500 jovens, com idades até 23 anos e de diferentes regiões do país.

O estudo mostra como esse grupo se relaciona, seus hábitos, comportamentos, como interage com as plataformas digitais e com as marcas. Quando o assunto é consumo, os entrevistados demonstram que valorizam muito a experiência que a marca oferece ao longo de todo o atendimento: 46% afirmaram que buscam melhores experiências e serem surpreendidos pelas empresas, 32% dão prioridade à consciência ambiental, 31% já se consideram menos consumistas e 28% valorizam a transparência das companhias.

O respeito ao consumidor também é uma preocupação desse público: 67% dos respondentes Z, contra apenas 47% dos Y ouvidos em uma pesquisa semelhante, feita em 2017, estão atentos a esse ponto. Recém-chegados ao mercado de consumo, acima de tudo, eles valorizam um bom atendimento. O insucesso dessa jornada, inclusive, é o motivo para que 83% deixem de consumir determinado produto ou se relacionar com uma empresa.

De acordo com a pesquisa, a experiência positiva (73%) é o segundo fator que mais fideliza esse consumidor a uma marca, atrás somente do custo X benefício (79%). O dado aponta uma diferença expressiva em relação aos jovens da geração Y, para a qual essa questão concentrou de 54%, uma diferença de 19 pontos percentuais para baixo.

RELACIONAMENTO COM AS EMPRESAS
Sobre as formas de se relacionar com a empresa, os aplicativos móveis foram eleitos por 60% das pessoas como o melhor canal, mas outros meios não foram descartados: chat (50%), telefone (48%) e presencial (44%) foram considerados também boas opções. A surpresa ficou por conta da posição ocupada pelas mídias sociais, mencionada por 39%, ficando em sexto lugar.

Os pontos mais valorizados por essa geração no relacionamento com uma empresa são a agilidade (83%) e a mobilidade (60%). O púbico Z prioriza poder falar com a empresa em qualquer canal e dispositivo, o que reforça ainda mais a sua preferência em um relacionamento via aplicativo – conforme mencionado acima –, ferramenta que permite o contato via dispositivos móveis, independentemente do horário ou localização do usuário.

“Trata-se de um público muito jovem, que vem trazendo ao mercado novas tendências e o amadurecimento de hábitos já adotados por seus antecessores, os millennials. Esses resultados endossam a mudança de comportamento que vemos atualmente, em que os consumidores buscam cada vez mais as marcas que tenham alguma relação com seus valores. Eles escolhem por propósito e não somente por preço”, destaca Regis Noronha, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Atento.

Foto: StartupStockPhotos/Pixabay