Cuidar de pessoas é a vocação da Unimed, que nasceu há 55 anos com os objetivos de valorizar o trabalho médico e oferecer assistência em saúde de qualidade para a população. Estamos presentes em 86% do território nacional e onde tem Unimed há transformação social e cuidado com a vida. Isso porque nosso propósito é “promover saúde e qualidade de vida em nossas cidades, por meio do cooperativismo médico e do conhecimento em saúde, para que o maior número de pessoas possa viver mais e melhor”. O Jeito Unimed de Cuidar se traduz em nossa cultura organizacional, em cuja essência está a centralidade na promoção de uma vida melhor a todos.

Atualmente, o Sistema Unimed reúne 341 cooperativas, 118 mil médicos cooperados e 135 mil colaboradores diretos atendendo a 18,6 milhões de beneficiários em seus 153 hospitais próprios e mais de 2,4 mil credenciados. Como maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, promovemos a união de esforços no sentido de trazer contribuições efetivas para o setor de saúde brasileiro.

Nesse sentido, a Unimed do Brasil vem executando um planejamento estratégico integrado com as instituições nacionais do Sistema, como a Unimed Nacional, a Seguros Unimed, a Unimed Participações e a Faculdade Unimed. Esse movimento tem contribuído para o fortalecimento da marca Unimed, que detém 38% do mercado de planos de saúde no Brasil, em um momento de intensas transformações vividas pelo setor.

Com uma agenda propositiva, a Unimed vem intensificando suas contribuições estratégicas no âmbito político-institucional, com o objetivo de aprimorar o debate público sobre temas relacionados à saúde. Esse trabalho se materializa no Espaço Unimed em Brasília, por meio do qual promovemos uma interlocução ativa com o poder público e entidades representativas do setor, em um processo legítimo e transparente, que reflete a presença da Unimed em todo o país, nosso conhecimento das diversas realidades locais e dos desafios do setor.

Por fim, para qualificar todo o nosso quadro de lideranças, colaboradores e médicos cooperados, visando nosso papel fundamental na saúde suplementar brasileira frente aos nossos objetivos estratégicos e desafios do setor, a Faculdade Unimed – Instituição de Ensino Superior do Sistema Unimed credenciada pelo Ministério da Educação – oferece cursos de pós-graduação, curta-duração, aperfeiçoamento, educação a distância e assessorias de gestão. Criada em 1995, a Fundação Unimed (mantenedora da Faculdade) já formou mais de 150 mil pessoas, em todo território nacional, nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo.