ABRH Brasil

Por Felipe Azevedo*

Ter um RH digital e utilizar a tecnologia a favor da gestão de pessoas já não é mais uma opção, e sim um pré-requisito para empresas que querem melhorar a experiência dos colaboradores e os resultados dos negócios.

De acordo com o relatório de tendências de TI para os próximos 10 anos, publicado pela Gartner em 2020, a tecnologia está se integrando cada vez mais às pessoas e a forma como elas interagem com o digital já vai além das telas dos dispositivos, usando uma combinação de modalidades de interação como voz, visão e gestos. Sem falar no metaverso que vem por aí.

Esse reflexo já é visto no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2021, o brasileiro está cada vez mais inclinado a resolver problemas e usar recursos on-line em seus smartphones. O estudo, que contou com entrevistas de mais de 13 mil pessoas em todo o país, mostra que 60% dos brasileiros preferem ser atendidos por canais digitais.

Os motivos para a escolha são muitos: 46% acreditam que o atendimento eletrônico poupa tempo, 29% afirmam que a maior vantagem consiste em não ir presencialmente às instituições, 8% disseram que gera economia de dinheiro e 7% apreciam a eliminação de intermediários para acelerar o processo.

Inovações para a gestão de pessoas

A mesma tendência alcança diferentes esferas de serviços e no RH não seria diferente. Afinal, se no dia a dia utilizamos aplicativos e ferramentas que facilitam nossas vidas, tudo digital e por dispositivos móveis, por que não oferecer uma experiência semelhante nas empresas?

Por isso, aqui na LG lugar de gente, não cansamos de inovar, reinventar nossa tecnologia e antecipar tendências. Em 2019, por exemplo, lançamos no CONARH a LiGia, nossa plataforma de Inteligência Artificial aplicada a diversas soluções como games, chatbots e analytics, que ajuda a resolver os desafios da gestão de pessoas.

Agora, no evento de 2022, apresentaremos mais uma novidade: os serviços por voz integrados às soluções de gestão de pessoas. Uma nova forma de uso dos serviços da área, que possibilita maior praticidade, principalmente no modelo home office, e acessibilidade para os profissionais de RH, líderes e colaboradores.

Como funcionará o atendimento via voz? Basta falar: “Alexa, veja minhas atividades de RH com a LiGia” e ela responderá com os serviços disponíveis. Por exemplo: “Consigo ajudar você com recibo de pagamento, férias agendadas e atividades pendentes”. Se peço para ver férias, a assistente de voz com inteligência artificial busca em nossa plataforma nuvem o período agendado e já compartilha no mesmo momento.

Vale lembrar que a transformação digital do RH pode envolver diferentes processos, a depender do momento da empresa e das demandas mais críticas. No entanto, a tecnologia atende a realidade de todos os negócios, independentemente do segmento, complexidade e se possuem 100, 500, 1 mil, 5 mil ou 50 mil funcionários.

Quer dar mais um passo rumo ao RH digital na sua empresa? Esperarei por você no estande da LG lugar de gente no CONARH 2022.

Felipe Azevedo é Presidente da LG lugar de gente. Especialista em Plataformas de Gestão de Pessoas, com mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia e transformação digital aplicado ao RH e às organizações. Formado em Sistemas da Informação pela UNESP com MBA pela Business School São Paulo (BSP) e certificado em Big Data pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).