ABRH Brasil

Realizada pelo Grupo Cia de Talentos em nove países latino-americanos, a 17ª edição da pesquisa Carreira dos Sonhos ouviu 130 mil pessoas, mais de 87 mil delas no Brasil. Os resultados trazem um panorama como jovens, média gestão e alta liderança veem o mercado de trabalho atual e o que esperam dele.

Neste ano, a pesquisa identificou que, em meio à quarta Revolução Industrial, é preciso um novo modelo de liderança. Quando questionados sobre o sentimento em relação às mudanças necessárias dentro do ambiente corporativo, os respondentes se mostraram abertos, porém os jovens e a média gestão ainda estão preocupados com alguns pontos:

Cia de Talentos_imagem_release_1331060

Essa preocupação com a possibilidade de mudanças é reflexo da confiança dos profissionais em relação aos seus superiores. A pesquisa mostra que 54% dos jovens, 55% da média gestão e 63% da alta liderança confiam nos seus CEOs. Para os responsáveis pela pesquisa, esse dado indica que o cenário atual é de desconexão entre indivíduos e instituições, o que gera uma certa desconfiança. O reflexo disso é a aposta de que as empresas devem mudar seus modelos hierárquicos e pouco participativos por uma liderança distribuída, inclusiva e colaborativa, 79% dos jovens acreditam nisso, seguidos de 83% de média gestão e 81% da alta liderança.

Liderança hoje é mais sobre desaprender do que aprender. Quando questionados sobre o que os líderes precisam desaprender hoje, os respondentes chegaram ao resultado abaixo:

Cia de Talentos_imagem_release_1331061

O que a 17ª edição da Carreira dos Sonhos mostra é que o papel do líder, que até hoje consistia em como fazer uma instituição prosperar dentro do sistema ou até mesmo apesar dele, a partir de agora deve ser o de transformar o sistema. Engajar, incluir, diversificar, prover satisfação pessoal é papel dessa nova liderança que não mais pode olhar apenas para os melhores profissionais de sua equipe, esse pequeno grupo não vai mais sustentar o sucesso de uma empresa, é preciso fazer com que todos se sintam parte da transformação.

EMPRESA DOS SONHOS
Como todo ano, o respondente são convidados a eleger uma sua empresa dos sonhos. Quais seriam os motivos da escolha?

Cia de Talentos_imagem_release_1331059

E quais são as empresas dos sonhos? As empresas que apareceram entre os três grupos participantes do estudo foram:

Ambev
Google
Nestlé
Itaú
Natura
Petrobras

Outras empresas citadas foram PwC, ONU, Unilever, Apple, Vale, Globo, IBM, Brasken, Johnson & Johnson, Microsoft, Embraer e Disney.