ABRH Brasil

Evento reuniu 350 pessoas em São Paulo (SP)

Foto: Victor Miranda

Na última quinta-feira, 28 de setembro, a capital paulista foi palco da terceira edição do Fórum ESG Para RH, promovido pela ABRH Brasil. O dia, repleto de conteúdo, teve sua abertura oficial com a participação do presidente da associação, Paulo Sardinha, Eliane Ramos, presidente do Conselho Deliberativo, e Eduardo Zugaib, head & trainer na Academia da Atitude. Os executivos destacaram a importância do evento para todos os gestores de pessoas – o único no País a contar com debates do universo de ESG de acordo com as especificidades do profissional de RH.

Manhã com amplo conhecimento

Marcel Fukayama, um dos pioneiros do movimento B Corp no Brasil e head de Política Global na B Lab, foi o responsável pela palestra magna e trouxe insights sobre como criar uma cultura de ESG nas corporações. A moderação de Cassia Messias, co-fundadora e co-CEO da Humanizadas, aprofundou a discussão.

Em seguida, um debate importante sobre DE&I, comandado por Flávia Ramos e Milena Buosi, sob a moderação de Fabio Uzunof. Ficou claro que a diversidade e a inclusão são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e engajado.

Logo após, Livia Soalheiro e Ricardo Voltolini, moderados por Sandra Gioffi, mostraram as melhores práticas em educação corporativa em ESG. O consenso? A formação em ESG é um pilar vital no desenvolvimento de equipes resilientes e líderes eficazes.

Carlos Pignatari e Michelle Araújo, com a moderação de Danielle Maciel, encerraram a manhã ensinando como inovar no desenvolvimento de competências ESG. Um verdadeiro chamado à ação para profissionais de RH que querem ser os pioneiros em mudanças sustentáveis, além de trazer os debates atuais da sociedade por meio de profissionais gabaritados. 

Tarde inspiradora

A primeira palestra vespertina do Fórum ESG para RH teve como destaque Denise Hills e Renata Fabrini, sob a moderação de Ricardo Voltolini. As executivas abordaram o tema “Liderança e ESG em alta”. O foco? Como fazer o assessment de forma eficaz para alinhar liderança com sustentabilidade.

Em seguida, Ana Menegotto e Ricardo Catto levaram o público para uma jornada profunda sobre as “Competências interiores para lidar com a agenda ESG”. Os profissionais destacaram a importância de habilidades emocionais e cognitivas para enfrentar os desafios do ESG.

Para finalizar, Elisa Prado e Malu Weber, moderadas por Danielle Maciel, discutiram “Como a comunicação pode engajar colaboradores e criar cultura em ESG”. O painel se revelou uma

aula sobre a importância da comunicação eficaz na criação de uma cultura corporativa sustentável.

“Historicamente, o público de RH no Brasil ainda não tinha tido a oportunidade de debater o ESG com profundidade. Agora, o cenário está mudando e esses profissionais estão tratando o tema com maior conhecimento, até porque é um assunto que demanda uma abordagem mais estratégica e não pode ser feito apenas em nível operacional. A nossa curadoria foi pensada para responder às principais dores e desafios enfrentados pelas empresas quando o assunto é ESG. Portanto, acreditamos que essa escuta e troca de experiências foi extremamente produtiva”, destaca Ricardo Voltolini, diretor de Sustentabilidade da ABRH Brasil e um dos idealizadores da iniciativa.